A última semana foi marcada pelas manifestações contra o aumento das passagens de ônibus e melhorias do transporte público em todo o País. Um movimento organizado via Facebook promete parar Natal e diversas cidades brasileiras simultaneamente, nesta quinta-feira (20), para protestar contra o reajuste e a favor da liberdade dos manifestantes brasileiros.
Segundo a página oficial do evento na rede social, o ato intitulado “Dia Nacional de Lutas pra realizar- Vem pra Rua” está marcado para acontecer também no Recife e em Petrolina (PE); Fortaleza (CE), Aracaju (SE) e João Pessoa (PB). Na capital potiguar, a manifestação será na rodovia BR-101, em frente ao shopping Via Direta, às 17h.
A reivindicações do movimento em Natal são a redução imediata das tarifas em toda a Região Metropolitana da cidade, acabar com a dupla função do motorista cobrador, ônibus 24h, renovação imediata de toda frota e bilhetagem única entre ônibus e alternativos.
Além disso, o movimento pede a integração entre os ônibus da Grande Natal, o passe-livre para estudantes e desempregados, a criação do fórum permanente sobre transporte público, o retorno imediato de todas as linhas extintas, a construção de corredores exclusivos para ônibus, bem como malha viária adequada para ciclistas (ciclovias) e por um transporte 100% público.
Ainda de acordo com informações na página do evento no Facebook, “o ato agora não se limita contra o reajuste da tarifa do transporte público ele pedirá liberdade de expressão e mostrará apoio aos manifestantes e jornalistas presos e violentados covardemente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Porto Alegre”, diz o informe na fanpage.
Outras cidades confirmadas no protesto do dia 20 são: Palmas (TO), Blumenau (SC), Campinas (SP), Goiânia (GO), Joinville (SC), Pelotas (RS), Piracicaba (SP).Resende (RJ) - Rio Claro (SP),Rio de Janeiro (RJ) ,São Carlos (SP) , São José dos Campos (SP), Saquarema (RJ),Sorocaba (SP) , Uberlândia (MG) e Vitória (ES).
Existe ainda a confirmação de participação de outros países no ato.
Do NE10
Nenhum comentário:
Postar um comentário