Embora o estado tenha 126 rádios comunitárias legalizadas, elas são uma
mídia subutilizada, na avaliação do consultor em comunicação Ciro
Pedroza. Ele fez a análise durante a assinatura do termo de cooperação
técnica entre o Sebrae no Rio Grande do Norte e a Associação Brasileira
de Radiodifusão Comunitária (Abraço), nesta terça-feira (20).
De acordo com Ciro Pedroza, falta às rádios de cunho comunitário a
promoção de idéias que estimulem o desenvolvimento local e o
empreendedorismo. “As rádios comunitárias precisam ser utilizadas em
toda a sua força. Em muitos municípios, elas são o único meio de
comunicação existente, mas falta aplicar idéias que estimulem o
desenvolvimento da comunidade”, atesta.
De acordo com o termo de cooperação técnica, o SEBRAE fará um trabalho
contínuo de capacitação nas áreas de gestão e empreendedorismo junto ao
sistema de radiodifusão comunitário potiguar. O diretor-técnico da
instituição no Rio Grande do Norte, João Hélio Cavalcante Júnior,
explica que a ideia é focar o trabalho nos conceitos de associativismo e
cooperativismo, de modo que o sistema de radiodifusão seja
fortalecido.
“Vamos realizar um trabalho diferenciado, que através de capacitações,
poderá se transformar em modelo para outros estados. Queremos ter as
rádios como nossas porta-vozes, para que o empreendedorismo e
desenvolvimento cheguem a todos os municípios do Estado”, pontua.
Marco
O diretor-executivo da Abraço potiguar, Hugo Tavares, acredita que o
acordo com o SEBRAE será um marco para o sistema de radiodifusão
comunitário do estado.“Estamos muito felizes com esta parceria celebrada
neste dia, que é histórico para a Abraço”, prevê.
O presidente da FUNDAÇÃO Potiguar detentora da 98 FM, Nelson Gregório,
lembrou do papel importante que a emissora comunitária de Mossoró.
Instalada no Nova Vida, bairro com mais de 30 mil habitantes na
periferia da cidade, a emissora comunitária é apontada como uma
experiência exitosa da radiodifusão comunitária no Rio Grande do Norte.
“Pelo reconhecimento ao nosso trabalho realizado junto à comunidade,
conseguimos parcerias importantes com a Petrobras e Fundação José
Augusto, do Governo do Estado. Isso mostra que estamos no caminho certo.
E essa parceria só vem reafirmar a importância das rádios
comunitárias”, comenta.
via Eduardo Silva
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