Foco dos maiores gastos das campanhas, palanque disputado a tapa pelos
partidos, esperança dos que estão atrás nas pesquisas, o horário
eleitoral gratuito tem despertado o interesse de uma parcela pequena da
população.
Praticamente metade do eleitorado (46%) afirma ter
"nenhum interesse" pelos programas. Outros 33% dizem
que têm "um pouco" de interesse. Muito interessados
mesmo, só 20%.
Os dados são da pesquisa Datafolha realizada nos dias 28 e 29 em todo o país.
A atual taxa de falta de interesse só não é maior que a observada em 1998, mostra o histórico do instituto com essa pergunta.
Naquele
ano, quando o então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB)
disputava a reeleição, o total de eleitores desinteressados era de 51%.
A
pesquisa mostra ainda que a propaganda de TV pode não ser um bom
instrumento para tentar sensibilizar o eleitor hoje indeciso ou disposto
a votar nulo ou em banco.
Entre os que não sabem em quem votar,
60% não manifestam interesse algum pelo horário eleitoral. No grupo dos
que optam pelo voto nulo ou em branco, a taxa é de 84%.
O Datafolha também perguntou aos eleitores se eles julgam o horário eleitoral gratuito importante na decisão do voto.
Para 34%, é "muito importante". Para 29%, "um pouco importante". O maior grupo, 36%, respondeu "nada importante".
Folha de S. Paulo
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