Páginas

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Jovens acarienses falam sobre cotas nas Universidades Públicas

 
Recentemente a presidenta Dilma Roussef sancionou uma Lei que destina 50% das vagas em Instituições Federais para estudantes da rede pública de ensino. Numa ação nunca antes vista no Brasil, a presidenta busca criar oportunidades para esses estudantes, que antes se viam engolidos pela concorrência desleal com alunos de colégios particulares e cursinhos preparatórios.

João Pedro, 16 anos, é estudante da Rede Pública de Ensino de Acari. “Eu estudo no colégio Estadual José Gonçalves de Medeiros, faço o 3º ano do Ensino Médio. Acho importante esta ação da presidenta, porque muitos não tinham oportunidade de entrar numa Universidade boa, agora com as cotas terão. Os índices de inclusão que já existiam eram muito baixos e a concorrência muito grande”.

“Este ano eu prestarei vestibular para Artes Visuais, mas vejo que as minhas chances serão maiores depois das cotas. Elas servem de incentivo para nós, nos dar mais ânimo, pois sabemos que nossas chances de ser aprovados aumentarão. O Governo Dilma é voltado para as classes menos favorecidas. Sempre faz medidas pensando nos mais pobres, penso que assim a pobreza tende a diminuir no Brasil”.

Quem também gostou dessa sanção foi a estudante acariense Keyse  Baracho, de19 anos. “Em Acari temos um ensino muito bom, com essas cotas teremos ainda mais chances de passar pra uma Universidade Federal. Aqui temos boas escolas, boa salas e bons professores”, disse ela.

“Eu acho que a educação pode me levar a um bom caminho. Penso em estudar, ter um bom emprego e quem sabe voltar pra desempenhar o que eu aprendi aqui na minha terra. Aqui temos vários jovens capazes. Acredito que quanto mais a gente se especializa em algo, melhor. Depois poderemos servir com o que aprendemos, melhorando a sociedade que vivemos”.

“Minha mãe é professora. Ela sempre trabalhou muito pra nos dar sustento. Eu me inspiro nela”, completou a estudante.





Fonte: Blog do PT de Acari

Nenhum comentário:

Postar um comentário