Páginas

domingo, 22 de dezembro de 2013

UFRN recepciona novos professores do curso de Medicina Multicampi

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizou nesta sexta-feira, 20, a recepção dos servidores que integrarão o corpo docente inicial do curso de Medicina Multicampi, o qual terá atividades nos municípios de Caicó, Currais Novos e Santa Cruz.
Ao todo foram nomeados 11 candidatos aprovados em concurso público para atuar no curso. Além de funcionar em três campi do interior do estado, a graduação terá como diferenciais o seu foco no atendimento comunitário e no Sistema Único de Saúde (SUS) e o método de aprendizagem baseado na resolução de problemas (PBL), que enfatiza a atuação do aluno no cotidiano hospitalar.
O coordenador do curso de Medicina Multicampi, George Dantas de Azevedo, falou sobre o processo de planejamento da graduação, que durou cerca de dois anos, e chamou a atenção para os seus principais objetivos. “As ‘joias do coração` desse curso são a interação comunitária, que tem o intuito de fortalecer o SUS, e o método pedagógico focado no estudante, que é inovador na UFRN e faz cumprir o papel vanguardista da Universidade”, disse.

George explicou ainda que o método é validado internacionalmente e já existem ações bem sucedidas no Brasil. “Fomos buscar experiências que deram certo aqui no país e em locais remotos. Então, percebemos que é possível”.

A reitora Ângela Maria Paiva Cruz deu as boas-vindas aos novos servidores e falou sobre a responsabilidade de fazer parte de uma instituição de trajetória firme. “A UFRN é nova, tem 55 anos, mas é tão desenvolvida quanto às universidades federais que já têm séculos de existência”.
Capacitação

Desde a última quinta-feira, 19, os novos professores estão passando por capacitações. “Ontem, no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), contamos com a palestra do professor de Medicina, Luis Souza, da Universidade Federal de Roraima que utiliza o método PBL”, disse George Dantas. Ainda segundo George, os novos docentes passarão por uma qualificação constante sobre temáticas voltadas ao ensino médico superior, como avaliação dos alunos, planejamento de aulas, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário