Páginas

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Estado já tem ao menos 27 mortos pelas enchentes

Subiu para 27 o número de mortos no Espírito Santo por conta das chuvas que atingem o Estado há uma semana. Dos 78 municípios capixabas, 52 foram afetados pelas chuvas, que deixaram 61.379 desalojados. As mortes ocorreram em seis cidades: Baixo Guandu (9), Barra de São Francisco (2), Colatina (8), Domingos Martins (1), Itaguaçu (6) e Nova Venécia (1).

Mesmo com a relativa trégua da chuva, alguns bairros de Vila Velha (a segunda cidade capixaba mais populosa) ainda estão com pontos de alagamento, como o bairro de Nova Itaparica (foto). A cidade mais afetada é Baixo Guandu Fotos: Folhapress
De acordo com a Defesa Civil do Estado, voltou a chover forte Barra de São Francisco e Rio Bananal, áreas que já haviam sido atingidas anteriormente. Moradores que já estavam retornando para suas casas tiveram de buscar abrigo em alojamentos e casas de amigos e parentes.

Entre os desalojados, 5.689 pessoas estão acolhidas em abrigos e 55.690estão em casas de pessoas próximas. De acordo com o último boletim divulgado, "o levantamento das pessoas afetadas continua prejudicado pela dificuldade de acesso a muitas localidades, algumas totalmente isoladas pela intensa inundação, sem comunicação, água potável e energia elétrica".

Exército e Aeronáutica

Duzentos e trinta soldados do Exército foram enviados do Rio para o Espírito Santo. Os militares participam desde ontem, de ações de socorro às vítimas de alagamentos na Grande Vitória e em cidades do interior capixaba. Além dos soldados do Rio, o Exército está apoiando a Defesa Civil desde a semana passada com 43 militares do 38.º Batalhão de Infantaria, em Vila Velha. No total, são 273 militares. Das 56 viaturas usadas pelo Exército no Estado, 13 são empregadas na construção de uma ponte com estrutura metálica na Rodovia ES 080, entre as cidades de Vila Velha e Pancas. O Exército também enviou um helicóptero "Pantera", botes e barracas.

Já a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que, em três dias, resgatou 162 pessoas vítimas das enchentes. Estão disponibilizados para ação de ajuda humanitária dois helicópteros "Black Hawk", um "Super Puma" e mais três aviões. A FAB informa também que foram transportados cerca de oito toneladas de suprimentos.

MG tem mais de 10 mil fora de casa

Belo Horizonte. Minas Gerais tem quase dez mil pessoas fora de casa por causa da chuva. Segundo o boletim da Defesa Civil divulgado na tarde de ontem, são 6.959 pessoas desalojadas e 2.460 desabrigadas. Ao todo, 18 pessoas morreram e 60 estão feridas. Trinta e quatro cidades já decretaram situação de emergência em razão dos temporais que atingem o estado. Mais de sete mil casas foram danificadas e 116 destruídas. Ainda de acordo com o boletim, 229 obras de infraestrutura estão danificadas e 112 destruídas.

Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros interditaram prédios por medida preventiva de segurança

Municípios


Os últimos municípios a decretarem situação de emergência foram Araçuaí, Caraí, Conselheiro Pena, Francisco Sá, Ladainha, Malacacheta, Marilac e Mercês. São 26 no total.

O corpo de Maria Conceição Aparecida do Nascimento, de 56 anos, foi encontrado na madrugada de ontem, após o deslizamento de uma encosta que atingiu a residência onde ela se encontrava, no Jardim Natal. Maria Helena Marta, de 50 anos, também estava na casa, mas foi resgatada e encaminhada com ferimentos para o pronto-socorro da cidade.

A presidente Dilma Rousseff viaja na manhã desta sexta-feira (27) para Governador Valadares (MG), onde vai vistoriar áreas atingidas pela chuva. Em Minas, a presidente deve se encontrar com o governador Antonio Anastasia (PSDB) e com autoridades locais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário