Mercado ou lucro? Este sempre foi o dilema enfrentado
pela Apple antes de lançar seus novos telefones. E Tim Cook, o CEO da
empresa, optou pela estratégia tradicional da empresa : o lucro acima de
tudo. O alardeado iPhone "popular" para mercados emergentes, para
ampliar a fatia de mercado, hoje dominada pela Samsung/Android, pelo
preço cobrado, não deve ajudar a Apple a recuperar o terreno.
Segundo levantamento do instituto IHS Electronics &
Media Market Intelligence (iSuppli), o custo para fabricar e montar um
iPhone 5C de 16 gigabytes seria de 120 euros. No entanto, o aparelho é
vendido na Europa por 599 euros, ou seja, 4, 6 vezes acima do seu custo.
O mesmo modelo (5C) de 32 GB sai por 135 euros e nas lojas ele é
vendido por 699 (5,1 vezes).
A diferença é maior ainda quando trata-se do novo topo
de linha da Apple, o iPhone 5S. O modelo de 16 gigabytes custa 147, e
nas lojas, ele sai por 699. Isso representa 4, 7 mais do que o valor de
produção. Para o consumidor levar para casa o o 5S com 64 GB, terá que
desembolsar 899 euros, valor 5, 8 mais do que ele custa para a Apple:
154 euros. Como detalhe, o iSuppli revela que o famoso sensor para
scanner de impressão digital custa apenas US$ 7.
As informações são do El País.
Nenhum comentário:
Postar um comentário