A Escola Estadual Professora Iracema Brandão de Araújo realizará neste
final de semana (dias 26, 27 e 28) os jogos interclasses 2012. As
competições ocorrerão no palácio Dr. Jorácio Mamede Galvão tendo como
organizadores os professores de Educação Física, Mário Sérgio e Maria
Linda. Serão realizadas competições de voleibol e futsal.
Veja o que diz o diretor da escola, José Evani da Silva, sobre a importância dos jogos:
A importância dos jogos na educação escolar
No processo de desenvolvimento humano o brincar tem uma importância
muito grande. As brincadeiras são o reflexo dos desafios da vida. E é
necessário que as Instituições de ensino e organizações que lidam com
jovens tenham essa consciência e tragam de volta à vida dos jovens,
brincadeiras, dinâmicas, gincanas, jogos e atividades lúdicas em geral.
Nossa obrigação enquanto educador é saber que os jogos e atividade
lúdica estão entre os exercícios físicos mais completos de todos, e é
também através dela que agregamos valores e virtudes à nossa vida. Essa
falta de valorização do brincar contribuiu para a realidade que vivemos
hoje: as brincadeiras estão entrando em extinção. As Escolas estão
esquecendo o verdadeiro sentido das aulas de Educação Física Escolar, os
pais cada vez mais opõem seus filhos para brincar dentro de casa,
enclausurados em frente ao computador ou jogando vídeo game, isso
reflete um aumento significativo do número de jovens obesos e
provavelmente futuros adultos sedentários, é importante lembrar também
que a causa disso é a violência que atinge cada vez mais a sociedade em
um todo, levando aos pais certas atitudes de proteção muitas vezes
exageradas.
O jogo é nada mais nada menos, do que um aproveitamento da energia do
jovem para a formação de um futuro cidadão de caráter, saúde e
inteligência. A educação física quando mencionada por um profissional
preparado e correto, ela se torna a ciência de todas as outras do
currículo escolar, por que é através dela que conhecemos os alunos como
realmente eles são, através de jogos e atividades educativas, que levam o
aluno a conviver coletivamente, a produzir conceitos impessoais. Por um
interesse próprio, a criança observa a necessidade de obter o máximo de
esforço onde uma autoeducação ocorre e supostamente uma reflexão sobre
os atos dos companheiros com as suas próprias atitudes dentro da
atividade. O objetivo de vencer a atividade vai se tornado cada vez
mais, parte do contexto vivenciado naquele momento em que o jogo é
colocado em prática, no aproveitamento dessa situação o professor entra
com o seu real papel na educação daqueles jovens, introduzindo valores e
habilidades que de fato futuramente teremos em nossa sociedade um
adulto crítico, de responsabilidades e supostamente preparado para
situações difíceis de sua vida, com isso uma formação de um ciclo
educacional cada vez mais beneficente para as futuras gerações.
A educação física hoje passa por um processo de mudança bastante
significativo, na qual os objetivos mudaram não mais na busca de atletas
talentosos e profissionais, por mais que isso ainda faça parte, o real
sentido da educação física escolar é a busca de futuros campeões da
vida, homens e mulheres que saibam se posicionar perante a sociedade
competitiva que vivemos nos dias atuais, e principalmente um futuro
líder, seja familiar ou profissional.
fonte:Romeu Dantas
Nenhum comentário:
Postar um comentário