Em quatro anos de estiagem, o número de ‘pipeiros’, que executam o transporte de água por carros-pipa aumentou 55,07% no Rio Grande do Norte. Em 2012, de acordo com dados do Ministério da Integração Nacional, 293 ‘pipeiros” estavam cadastrados e integrados à Operação Pipa do Exército Brasileiro.
Este ano, a operação tem 532 ‘pipeiros’ transportando água em todo o Estado. O levantamento mostra ainda que o número de municípios atendidos aumentou 8,84% no mesmo período. Em 2012, eram 103. Este ano, 123 cidades, dentre as 153 que estão em situação de emergência, recebem água por carro-pipa da operação.
A coordenação da “Operação Pipa” em Natal é sediada no Comando da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada. Segundo o Exército Brasileiro, que executa o programa a partir de convênio firmado com o Ministério da Integração Nacional, a captação de água pelos “pipeiros” contratados é feita em 59 mananciais do interior do Estado, servindo principalmente as áreas rurais do Estado. O volume de água distribuído mensalmente é, hoje, de 160 mil metros cúbicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário